quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A mulher pode engravidar na primeira relação sexual?


Sim, a mulher pode engravidar na sua primeira relação sexual. É necessário o uso de, pelo menos, um dos vários métodos contraceptivos. O que decide se a mulher engravida, não é o número de vezes que tem relações, mas a ausência de contraceptivos e o momento do ciclo menstrual da mulher.

Um ciclo menstrual é o período de tempo que ocorre desde o 1º dia da menstruação até ao dia antes da menstruação começar, no mês seguinte.
Geralmente um ciclo tem entre 28 a 32 dias, podendo variar. Os ciclos dependem de mulher para mulher, tal como a mesma mulher tem vários ciclos menstruais ao longo da vida. Ao 14º dia do ciclo dá-se um fenómeno denominado ovulação, caracterizado pela expulsão do óvulo de uma das Trompas de Falópio . Muitas jovens têm a sua primeira relação sexual quando estão na fase de ovulação, pois é nesta fase que a produção de estrogénios atinge o auge, provocando o aumento da líbido e consequente desejo sexual.
Actualmente, com o início precoce das relações sexuais, muitas jovens engravidam no mês em que seriam menstruadas pela primeira vez.

Toda a jovem ou mulher que queira iniciar a sua vida sexual deve consultar um ginecologista. Só um profissional qualificado vai saber indicar qual a melhor forma de contracepção para cada mulher.

Sem comentários:

Enviar um comentário