quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sexo Tântrico


Olá a todos!


A Unidade de Educação Sexual recebeu as suas primeiras cinco questões na caixinha que se encontra na entrada do gabinete. As respostas às mesma, foram lançadas no placard correspondente, na segunda-feira passada.


Dos comentários que surgiram à cerca das respostas, tive oportunidade de ouvir alguns alunos afirmarem não conhecer o sexo tântrico. Este tipo de prática sexual foi utilizado como resposta à pergunta: "O que posso fazer para ter um controlo maior sobre o orgasmo?"


Considerando este tema tão importante como qualquer outro sobre sexualidade, interrompo as mensagens sobre a contracepção para deixar um pequeno esclarecimento sobre a origem do sexo tântrico e algumas das suas práticas.


O sexo tântrico ou Tantra significa "o que conduz ao conhecimento" e surge na Índia há mais de 5 mil anos, inserido naquelas a que os Antropólogos chamam de Filosofias Matriarcais. Nestas civilizações a mulher é vista como divindade.


O sexo tântrico é uma forma de adiar ao máximo o orgasmo, com o objectivo de obter prazer prolongado. Deste modo, quando a energia retida é libertada, dá-se o que os praticantes chamam de explosão nuclear.


O tempo de uma relação tantra pode levar 24 h, sendo necessário, apenas, muita prática. Para se iniciar no prazer sem limites, não importa idade ou condições de saúde. O que se pede é que o pretendente a esta filosofia não tenha vícios, ou seja, não beba, não fume e não tome drogas. O consumo de carne também é condenado.


No Tantra exercita-se corpo e mente. Um dos exercícios mais simples é o Mula Bandha, que consiste em fortes contracções no ânus e na uretra. Pode ser realizado em qualquer lugar, a qualquer hora. Quanto mais, melhor.


De acordo com os praticantes desta filosofia, o sacrifício vale a pena. O benefícios não são apenas sexuais. Devido à energia retida no organismo a qualidade de vida melhora, a criatividade é estimulada e o rendimento físico aumenta. Aumenta sobretudo, a expectativa de vida.


Actualmente, as pessoas que conhecem o Tantra consideram-no uma religião, um culto ao sexo livre, um manual de sexo. O Neo tantra trouxe mais a esta filosofia; não se limita a mais e melhores orgasmos. O Neo tantra é um ciência espiritual e mística; orientada para o auto-conhecimento, para o desenvolvimento de maior consciência, sensibilidade e presença em todos os aspectos da vida, e que começa pelo corpo que é o que temos de mais real e mais próximo de nós mesmos, utilizando a energia sexual para alcançar níveis mais elevados de consciência.


Como referi numa das primeiras mensagens desta Unidade, no blog geral da EPN, existem workshops de Sexo Tantra, onde os participantes têm oportunidade de experimentar os efeitos positivos de alguns exercícios realizados. O último foi realizado em Novembro na Figueira da Foz.


Tudo é mais lento no Tantra. Descubram a essencia, a potencialidade do vosso corpo e da vossa mente através do Tantra.


Patrícia Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário