No seguimento das mensagens anteriores, vamos falar de métodos contraceptivos não naturais, mecânicos. Os métodos mecânicos são dispositivos que impedem a fecundação e nidação.
DIU (Dispositivo Intra Uterino) - Pequeno aparelho em metal e/ou plástico, que é introduzido no útero e que aí permanecerá até acabar a sua validade (3 a 5 anos). Só pode ser colocado ou retirado numa consulta médica. O DIU torna o muco da cavidade uterina menos propício à presença dos espermatozóides e/ou impede a nidação, ou seja, a implantação do embrião nas paredes do útero.
Diafragma - Cúpula de borracha fina, montada sobre um anel de metal flexível recoberto de borracha. é introduzido na vagina, sobre o colo do útero, pela mulher, antes da relação sexual. Este método impede que os espermatozóides atinjam o útero e cheguem às trompas de Falópio.
Preservativo feminino - Invólucro de borracha que se coloca no interior da vagina. Estes preservativos impedem que os espermatozóides possam chegar às trompas de Falópio. Não se encontram à venda em Portugal.
Preservativo masculino - Saco de borracha muito fino (látex), descartável, que é desenrolado sobre o pénis erecto, antes da relação sexual. Pouco ou nada altera as sensações. Pode ter várias cores, sabores, formatos. É o único método contaceptivo que evita o contágio das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), inclusive a SIDA.
Terminamos desta forma a descrição de todos os métodos contraceptivos que tens ao teu dispor. qualquer dúvida, esclarecimento ou ajuda, contacta a U.E.S. Na próxima mensagem vamos explicar como deves colocar correctamente um preservativo.
Patrícia Fonseca
Sem comentários:
Enviar um comentário