quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Doenças sexualmente transmissíveis



Olá a todos.


Namorar é bom e faz bem ao espírito e à pele. Contudo, tenham cuidado quando se trata da decisão de usar ou não o preservativo. Apesar de acharmos que "esta é a pessoa que quero para mim", este pensamento é presente, e ao longo da vida poderão ter mais parceiros. Por isso...protejam-se.


Aqui ficam algumas doenças que podem apanhar caso não usem o preservativo.


Vírus do Papiloma Humano. É um dos mais comuns e, no entanto, dos piores conhecidos. Não tem cura e pensa-se que está implicado no desenvolvimento do cancro do cólo do útero. Este cancro só acontece a moças que já inicaram as suas relações sexuais, é a troca de parceiros que provoca esta doença. Já existe a vacina de prevenção.



Herpes Genital. É mais frequente nas mulheres e produz úlceras na vulva e na entrada da vagina. Ainda assim, pode estar activo e não apresentar qualquer lesão visível.



Gonorreia. Os sintomas podem confundir-se com uma cistite (infecção da bexiga urinária). É uma das causas mais frequentes de doença inflamatória pélvica.



Tricomoníase. Esta inflamação é mais frequente nas mulheres jovens, sendo responsável por cerca de 10 a 15 % dos corrimentos genitais infecciosos, causada por um parasita. Trata-se por via oral.



Sífilis. Os sintomas podem passar inadvertidos ou confundirem-se com erosões menores. É bastante doloroso e infeccioso. O tratamento é à base de antibióticos.



Para mais informações contacta a Unidade de Educação Sexual.



Patrícia Fonseca




Sem comentários:

Enviar um comentário