sexta-feira, 16 de abril de 2010

O Beijo


O Beijo é sensível e forte, é pesado e leve, é doce e amargo, é intenso e suave, é amor e amizade. O beijo pode ser sexy, lento, rápido, simples, quente.


Todos os dias damos beijos com emoções diferentes, mas todos importantes e com o seu significado.


Os beijos apixonados libertam endorfinas; substâncias químicas que proporcionam sensações de prazer, euforia e bem-estar. O beijo permite acalmar uma pessoa stressada e combater a depressão, aumentando a auto-estima da pessoa, já que há outra pessoa que aceita o acto. O beijo permite a perda de calorias.


O beijo é por isso um factor importante para a saúde individual, pessoal e mental de cada pessoa.


O beijo pode dar tanto bem-estar e prazer como bom sexo, além de que é muito mais fácil de fazer, tanto em público como na intimidade. Infelizmente o beijo tem sido negligênciado face ao sexo.


Contudo, nem tudo é perfeito e num beijo a pessoa pode adquirir 250 vírus e bactérias diferentes e os resíduos da saliva permanecem na boca durante 3 dias.


O beijo é tão viciante como o café ou o tabaco. Os químicos libertados durante um beijo pedem logo outro de seguida aumentando assim a produção da ocitocina no cérebro. Esta hormona estimula o cérebro que pede mais um beijo para nova estimulação.


O beijo dá-nos informações gustativas, olfativas, por se estar mais próximo da pessoa, táteis, pela sensação que nos deixa, visuais, quando se beija com os olhos abertos. Deste modo, pode-se conhecer mais e melhor o parceiro.


Dia Mundial do Beijo, 13 de Abril.


1 comentário: