quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia Mundial da Saúde


Criado em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial da Saúde visa alertar as pessoas para os principais problemas que podem atingir as populações. Este dia é uma forma de divulgar e cativar as pessoas para os rastreios importantes para a saúde.


Ter saúde é garantir o bem-estar das pessoas, envolvendo harmonicamente os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas.


É necessário que informações acerca da higiene, doenças, prevenção, formas de contágio, poluição, dentre outras, cheguem à população, pois desta forma o governo poderá fazer um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública.


Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios como pelo governo.


O saneamento básico é um desses aspectos para se manter a saúde de uma população, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente limpas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias.


Campanhas de vacinação também é uma forma preventiva de cuidar da saúde das pessoas, pois através delas é possível evitar doenças e epidemias entre as pessoas. Relativamente à sexualidade, temos a mais recente campanha de vacinação contra o cancro do cólo do útero, causado por uma das estirpes do Vírus do Papiloma Humano.


Participar de pequenas associações também é uma forma das pessoas adquirirem informações sobre a manutenção da saúde, pois estas estão diretamente ligadas a governantes, que devem assumir tais responsabilidades; promover discussões e reflexões visando maior amplitude do tema, procurar soluções para manter o saneamento ambiental, garantindo o desenvolvimento social e económico de um país.


Outra forma de garantir a saúde da população é fornecer condições dignas de trabalho, a fim de proporcionar ganhos suficientes para que as pessoas possam manter uma alimentação de qualidade. Através de uma boa alimentação as pessoas adquirem uma forma saudável de manter a sua saúde, evitando despesas com planos de saúde e remédios.


Não é só o governo que deve colaborar, toda a população deve trabalhar pensando na sua saúde. Gestos como deitar uma pastilha elástica no chão, ou andar de carro para todo o lado devem ser repensados. Se fazemos mal ao ambiente, fazemos mal a nós próprios também.


Se conduzir cerca de uma hora por dia gasta 61.95 calorias. Gastará 82,6 calorias em apenas 20 minutos de bicicleta. De bicicleta exercita as pernas e abdominais e ainda consegue eliminar as calorias de um guloseima extra que tenha ingerido nesse dia. O luxo do carro não permite este tipo de exercício. Além disso, e o mais importante, o carro liberta muito monóxido de carbono para a atmosfera prejudicando a camada do ozono...aumento de casos de cancro de pele, e ainda destrói o ser vivo mais importante da terra, as árvores...a fonte do nosso oxigénio....sem elas deixa de haver vida.


É bom que todos pensemos nisto.


Sem comentários:

Enviar um comentário