quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sessão Técnica "Infertilidade e Endometriose"

No passado dia 16 de fevereiro, os alunos da EPNazaré tiveram oportunidade de participar numa sessão técnica sobre Infertilidade e Endometriose.

A sessão técnica, que teve lugar na Biblioteca Municipal da Nazaré, pelas 14h30m nesta tarde de quinta-feira, iniciou com a Dra. Sílvia Brites, representante da Associação Portuguesa de Fertilidade/Infertilidade. De entre vários temas, os alunos ouviram falar de possíveis causas para a infertilidade, nomeadamente, o estilo de vida sedentário, o consumo de drogas lícitas e ilícitas e hereditariedade. A Dra. Sílvia alertou também para a consequência; não poder ter filhos e como esse problema afeta psicologicamente os casais. A medicina apresenta algumas alternativas aos casais como a inseminação artificial e a fertilização in vitro tantas vezes confundidas pelas pessoas e que também elas tiveram lugar de destaque nesta sessão.

A sessão técnica continuou com o tema da Endometriose, uma doença que pode causar a infertilidade na mulher. A endometriose ocorre quando o endométrio (camada de mucosa que reveste o útero por dentro) se encontra fora do seu lugar de origem, que é o útero. Este tecido incorrectamente desenvolvido é capaz de se instalar em qualquer sítio do abdómen, e inclusive, em lugares mais estranhos, como o umbigo ou os pulmões. é uma doença benigna mas que afetando outros órgãos pode tornar-se extremamente grave. Além deste conceito a Coordenadora do Grupo de Apoio a Mulheres com Endometriose, Susana Fonseca, alertou para a relação da Endometriose com os hábitos de vida, com as dificuldades de rastreio em consultas de ginecologia regulares e do dinheiro que se gasta nas operações e tratamentos. alertou ainda para as opções que as mulheres podem tomar numa situação destas: entre fazer o tratamento e não poder ter filhos, ou tentar arriscar engravidar e não conseguir engravidar acabando por ser novamente operada para retirar mais placas de endometriose.

Terminada a sessão de sensibilização, os alunos colocaram algumas questões pertinentes o que permite admitir que a sessão foi positiva.

Próximas ações da UES:

20 de março - Ação de sensibilização: "O consumo de drogas na Adolescência"

21 de março - Ação de informação e debate "A Homossexualidade e Bissexualidade em Discussão"

Sem comentários:

Enviar um comentário