quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sessões Técnicas Educação Sexual


Olá a todos!


Esta semana terminamos o ciclo de sessões técnicas sobre "Saúde do amor" com a Drª. Hermengarda Pinto.


Considero que tivemos dois momentos chave nestas sessões.

O primeiro momento fica marcado com imagens chocantes e reais do que pode acontecer a quem não utiliza o preservativo nas relações sexuais e adquire doenças sexualmente transmissíveis. Neste primeiro momento, a generalidade dos alunos mostrou-se chocada com as imagens..."qué isto stôra?", "euh...tire isso daí", "mais não".


O segundo momento encerra a sessão técnica com os métodos contraceptivos que previnem gravidezes. Muitos dos nossos alunos conseguiram esclarecer algumas dúvidas quanto à utilização dos métodos e a diversidade de métodos existentes. Foi gratificante ver que muitos alunos já conheciam os métodos e menos agradável perceber que os que conheciam menos, não conheciam a forma de tomar de nenhum deles. Isto indica que a extensa informação disponível sobre métodos contraceptivos chega a todos mas só alguns têm a preocupação de saber exactamente tudo o que têm ao seu dispor e todos os procedimentos a adoptar.


Considero que estas sessões foram muito úteis e os nossos alunos conseguiram reter as informações mais importantes. Agora têm maior consciência dos seus actos e conhecem os riscos que correm se não se prevenirem e não promoverem um bom estilo de vida.


Enquanto forem adolescentes e mudarem de namorados, enquanto não tomarem a opção de ter um único parceiro (casamento ou união de facto) e ter filhos, por favor, previnam-se das doenças sexualmente transmissíveis. Não é desconfiar do parceiro actual, mas pensar na nossa e na saúde dos outros. Afinal, não sabemos com quem o nosso parceiro esteve antes, e muito menos com quem os parceiros do nosso parceiro estiveram. É um ciclo...


Pensem nisto.