sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Porque é que as mulheres são muito violentas quando praticam amor com o parceiro?

Ao pensar nas relações afectivo-sexuais entre casais, é importante entender as concepções de amor existentes nessa relação. Parece existir uma estreita relação entre as concepções de amor e de violência.


Aparentemente, os estudos não indicam que as mulheres apresentem comportamentos mais violentos ou, sejam muito aviolentas com o parceiro, durante o acto sexual. No entanto, cada indivíduo define e identifica a intensidade dos comportamentos de forma diferente. Assim, o que poderá ser um comportamento violento para um indivíduo pode não ser considerado como violento por outro indivíduo.


Há uma tendência para as mulheres gostarem de comportamentos mais agressivos durante o acto sexual, vindos do parceiro (palmadas, penetração forte). Quando a mulher atinge o auge da excitação, comportamentos mais bruscos podem desencadear comportamentos mais agressivos das mulheres para com o parceiro. Contudo, estes comportamentos nem sempre se verificam, havendo mulheres que não gostam da agressividade durante o acto sexual.


Compete a cada casal comunicar o que gostam mais, o que os excita mais e ajustarem-se um ao outro.


Se consideras a tua namorada violenta, deves falar com ela. Ela pode pensar que tu até gostas e fazê-lo por ti. Como esta, podem existir outras razões para o seu comportamento. Utilizem a comunicação para melhorar a vossa relação.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Disfunção Eréctil (DE) tem origem nos orgãos genitais ou na cabeça?

A Disfunção Eréctil (DE) ou "Impotência sexual" é a incapacidade constante ou recorrente de obter ou manter uma erecção durante pelo menos 3 meses.


A erecção resulta de um processo complexo que envolve o cérebro, as hormonas, os nervos pélvicos e os vasos sanguíneos.


Apesar da presença de factores psicológicos, a DE resulta com maior frequência de uma causa física, geralmente, uma doença crónica sistémica, o efeito secundário de um tratamento instituído ou ainda a combinação destes factores. As causas etiológicas mais comuns da DE são a doença coronária, a ateroesclerose, a diabetes, a obesidade, a hipertensão arterial e a síndrome metabólica.


Outros factores importantes no desenvolvimento da doença são, o tabagismo, o alcoolismo crónico, certas medicações, nomeadamente, o tratamento do cancro da próstata, doenças neurológicas tais como a doença de Parkinson e a Esclerose Múltipla.


As causas psicológicas da DE representam 10 a 20% dos casos e incluem a depressão, ansiedade, stress, cansaço, assim como problemas relacionais com a parceira.


A sobreposição de um problema psicológico numa causa física menor inicial poderá ser a origem de uma DE grave.


Concluindo, cada caso é único e singular devendo ser tratado de forma individual.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Colocação correcta do preservativo masculino

Olá a todos.

Como falamos na mensagem anterior, hoje vamos explicar como se coloca um preservativo masculino.

1º passo
:
- O preservativo deve estar dentro do prazo de validade.

- Não deve ter estado guardado em locais sujeitos a variações de temperatura (ex: o porta-luvas do carro).

- Não deve ser guardado na carteira nem nos bolsos das calças.

2º passo:

- Deves verificar se o preservativo verte líquido antes de o abrires.

- Ao manuseares e colocares o preservativo deves ter cuidado com as unhas e objectos cortantes, para não haver ruptura da borracha.

3º passo:

- Não abras a embalagem com tesouras ou outros objectos cortantes.

- Não deves rasgar com os dentes.

- Deves abrir com os dedos tendo o cuidado de não danificar o preservativo.


4º passo:

- Deves colocar o preservativo quando o pénis estiver erecto e antes de qualquer contacto com os órgãos genitais.

5º passo:

- Deves colocar o preservativo apertando a bolsa existente na extremidade para evitar a retenção de ar. Se retiver ar, poderá rebentar.


6º passo:

- Deves desenrolar o preservativo de modo a revestir completamente o pénis, para impedir qualquer extravasamento do esperma.

7º passo:

- Qualquer lubrificante que utilizares deve ser sempre, e só, à base de água, pois o óleo pode enfraquecer e danificar a borracha.

Retirar o preservativo:

- Deves retirar o preservativo com cuidado e dar-lhe um nó.

- Não o deves colocar na sanita.

"Faz amor e não sexo."

"O sexo não é uma competição, nem deve ser um jogo ou passatempo."

"Faz sexo seguro!"

Patrícia Fonseca

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Métodos Contraceptivos não naturais, Mecânicos

Olá a todos!

No seguimento das mensagens anteriores, vamos falar de métodos contraceptivos não naturais, mecânicos. Os métodos mecânicos são dispositivos que impedem a fecundação e nidação.


DIU (Dispositivo Intra Uterino) - Pequeno aparelho em metal e/ou plástico, que é introduzido no útero e que aí permanecerá até acabar a sua validade (3 a 5 anos). Só pode ser colocado ou retirado numa consulta médica. O DIU torna o muco da cavidade uterina menos propício à presença dos espermatozóides e/ou impede a nidação, ou seja, a implantação do embrião nas paredes do útero.





Diafragma - Cúpula de borracha fina, montada sobre um anel de metal flexível recoberto de borracha. é introduzido na vagina, sobre o colo do útero, pela mulher, antes da relação sexual. Este método impede que os espermatozóides atinjam o útero e cheguem às trompas de Falópio.


Preservativo feminino - Invólucro de borracha que se coloca no interior da vagina. Estes preservativos impedem que os espermatozóides possam chegar às trompas de Falópio. Não se encontram à venda em Portugal.



Preservativo masculino - Saco de borracha muito fino (látex), descartável, que é desenrolado sobre o pénis erecto, antes da relação sexual. Pouco ou nada altera as sensações. Pode ter várias cores, sabores, formatos. É o único método contaceptivo que evita o contágio das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), inclusive a SIDA.




Terminamos desta forma a descrição de todos os métodos contraceptivos que tens ao teu dispor. qualquer dúvida, esclarecimento ou ajuda, contacta a U.E.S. Na próxima mensagem vamos explicar como deves colocar correctamente um preservativo.

Patrícia Fonseca

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sexo Tântrico


Olá a todos!


A Unidade de Educação Sexual recebeu as suas primeiras cinco questões na caixinha que se encontra na entrada do gabinete. As respostas às mesma, foram lançadas no placard correspondente, na segunda-feira passada.


Dos comentários que surgiram à cerca das respostas, tive oportunidade de ouvir alguns alunos afirmarem não conhecer o sexo tântrico. Este tipo de prática sexual foi utilizado como resposta à pergunta: "O que posso fazer para ter um controlo maior sobre o orgasmo?"


Considerando este tema tão importante como qualquer outro sobre sexualidade, interrompo as mensagens sobre a contracepção para deixar um pequeno esclarecimento sobre a origem do sexo tântrico e algumas das suas práticas.


O sexo tântrico ou Tantra significa "o que conduz ao conhecimento" e surge na Índia há mais de 5 mil anos, inserido naquelas a que os Antropólogos chamam de Filosofias Matriarcais. Nestas civilizações a mulher é vista como divindade.


O sexo tântrico é uma forma de adiar ao máximo o orgasmo, com o objectivo de obter prazer prolongado. Deste modo, quando a energia retida é libertada, dá-se o que os praticantes chamam de explosão nuclear.


O tempo de uma relação tantra pode levar 24 h, sendo necessário, apenas, muita prática. Para se iniciar no prazer sem limites, não importa idade ou condições de saúde. O que se pede é que o pretendente a esta filosofia não tenha vícios, ou seja, não beba, não fume e não tome drogas. O consumo de carne também é condenado.


No Tantra exercita-se corpo e mente. Um dos exercícios mais simples é o Mula Bandha, que consiste em fortes contracções no ânus e na uretra. Pode ser realizado em qualquer lugar, a qualquer hora. Quanto mais, melhor.


De acordo com os praticantes desta filosofia, o sacrifício vale a pena. O benefícios não são apenas sexuais. Devido à energia retida no organismo a qualidade de vida melhora, a criatividade é estimulada e o rendimento físico aumenta. Aumenta sobretudo, a expectativa de vida.


Actualmente, as pessoas que conhecem o Tantra consideram-no uma religião, um culto ao sexo livre, um manual de sexo. O Neo tantra trouxe mais a esta filosofia; não se limita a mais e melhores orgasmos. O Neo tantra é um ciência espiritual e mística; orientada para o auto-conhecimento, para o desenvolvimento de maior consciência, sensibilidade e presença em todos os aspectos da vida, e que começa pelo corpo que é o que temos de mais real e mais próximo de nós mesmos, utilizando a energia sexual para alcançar níveis mais elevados de consciência.


Como referi numa das primeiras mensagens desta Unidade, no blog geral da EPN, existem workshops de Sexo Tantra, onde os participantes têm oportunidade de experimentar os efeitos positivos de alguns exercícios realizados. O último foi realizado em Novembro na Figueira da Foz.


Tudo é mais lento no Tantra. Descubram a essencia, a potencialidade do vosso corpo e da vossa mente através do Tantra.


Patrícia Fonseca


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Métodos Contraceptivos Não Naturais

Olá a todos!


Hoje vamos falar dos métodos contraceptivos não naturais. Estes podem ser Químicos ou Mecânicos.


Os métodos químicos são substâncias químicas que podem ser utilizadas para evitar uma gravidez.


Nos métodos químicos podemos encontrar a Pílula, a Pílula do dia seguinte, as Injecções hormonais, o Implante, o Adesivo e os Espermicidas.

Pílula - Comprimido feito à base de hormonas sintéticas que são similares às hormonas femininas produzidas naturalmente pelos ovários (estrogénios e progesterona). A pílula impede a ovulação e consequentemente, uma gravidez. Existem vários tipos de pílulas, pelo que deverá ser um médico a aconselhar qual a mais indicada. É um método bastante eficaz desde que não existam esquecimentos, a ingestão de outros medicamentos que possam anular o seu efeito e a ocorrência de episódios de vómitos ou diarreia.

Pílula do dia seguinte - Consiste na toma de uma pílula especial nas 72 horas seguintes ao acto sexual (duas tomas com um intervalo de 12 horas). Quanto mais cedo for o início do tratamento, maiores serão as probabilidades de sucesso. Pode ter muitos e fortes efeitos secundários. Não deve ser utilizada como método contraceptivo mas apenas numa situação de emergência, por causa da elevada concentração de hormonas.

Nota: na tua caixa da pílula tens todas as indicações, precauções e efeitos secundários.


Injecções hormonais - injecções constituidas por hormonas que se vão libertando de modo contínuo durante determinado tempo (geralmente são de três meses).


Implante - É uma pequena vareta do tamanho de um fósforo que é colocada sob a pele, no lado interno da parte superior do braço. Vai libertando lentamente uma hormona que evita a libertação mensal de oócitos II do ovário. Também evita que o esperma alcance o útero. A sua eficácia mantém-se por um período de três anos.



Adesivo - Trata-se de um adesivo fino, bege, que pode ser usado em quatro áreas do corpo: as nádegas, peito (excluindo os seios), costas ou parte externa do membro superior. Contém hormonas que são rapidamente libertadas através da pele para a corrente sanguínea duante sete dias. Cada adesivo deve ser mudado semanalmente durante três semanas, seguido por uma semana "sem adesivo", quando aparece a menstruação.


Espermicidas - Produtos químicos que podem ser apresentados sob a forma de espuma, creme ou óvulos. Destroem ou imobilizam os espermatozóides, inibindo a sua passagem para o útero. O espermicida deve ser ntroduzido na vagina antes das relações sexuais. Usados sozinhos têm uma segurança baixa, mas se forem usados em conjunto com o preservativo oferecem uma protecção eficaz.


Na próxima mensagem falaremos dos métodos mecânicos.

Para qualquer dúvida dirige-te à U.E.S.
Patrícia Fonseca

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Métodos Contraceptivos Naturais

Olá a todos.

Como mencionado anteriormente, hoje vamos falar sobre os diferentes métodos contraceptivos naturais.


O Método do calendário ou de Ogino, tenta determinar o período fértil da mulher conhecendo a data da próxima menstruação. Este método é relativamente eficaz se a mulher for regular.





O Método da temperatura baseia-se na medição da temperatura rectal que deve ser avaliada antes de se levantar e em jejum (durante pelo menos seis meses), verificando-se que sobe alguns décimos de grau a seguir à ovulação e que se mantém nesse patamar durante alguns dias.



A reduzida eficácia deste método reside no facto de poderem existir oscilações de temperatura sem serem devidas à ovulação.







O Método de Billings ou do muco cervical consiste numa observação regular do muco cervical. O muco cervical (secreção normal produzida pelo colo do útero) torna-se mais abundante, mais líquido e mais transparente na altura da ovulação. Devem evitar-se as relações sexuais desde o momento em que o muco se apresenta com este aspecto, até ao momento em que se torna mais espesso e de cor amarelada.








Coito interrompido. Neste método o homem retira o pénis da vagina antes da ejaculação. A sua eficácia é baixa dado que nas gotas de líquido pré-ejaculatório pode haver espermatozóides que fiquem na vagina antes da interrupção da relação sexual.






Espero que esta informação vos seja útil.
Na próxima mensagem falaremos de métodos contraceptivos não-naturais.

Patrícia Fonseca

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Homossexualidade

Olá a todos!


O parlamento de Portugal aprovou o casamento gay.


A igreja é contra porque Deus criou o homem e a mulher para reproduzir, numa tentativa de criar um mundo de encaixe perfeito entre os opostos.



Afinal o que é a homossexualidade?



Muitos cientistas acreditam que a Orientação Sexual seja moldada, na maioria das pessoas, nos primeiros anos de vida, através de complexas interações de factores biológicos, psicológicos e sociais, variando de uma cultura para outra.

Para a maioria das pessoas, a orientação sexual emerge no início da adolescência, antes mesmo de qualquer experiência sexual. Algumas pessoas relatam ter tentado, durante muitos anos, mudar a sua orientação sexual de homossexual para heterossexual, sem sucesso.
A orientação sexual não é uma escolha. Por estas razões, os psicólogos não consideram que, para a maioria das pessoas, a orientação sexual seja uma escolha consciente, que possa ser voluntariamente mudada. Por isso, não se deve falar em “opção” ou “escolha sexual”, mas em “orientação sexual”.

O preconceito pelo homossexual baseia-se em esteriótipos preconcebidos, na ignorância ou em fundamentações religiosas homofóbicas.

As pessoas geralmente temem aquilo que não entendem, e odeiam aquilo que temem. Esta é a base do preconceito e, quando este preconceito é direcionado aos homossexuais, é chamado de “homofobia”.


Ontem numa aula discutia-se esta temática com fervor quando algumas questões foram sacudidas pelos alunos como forma de justificarem a sua posição favorável ou não, ao acontecimento da semana.


Dizia-se de senso comum que não se pode legalizar um casamento gay porque Deus criou o homem e a mulher, diferentes entre si, por algum motivo. Motivo esse, que se prende, essencialmente, com a reprodução.


Pensando evolutivamente no comportamento da sociedade portuguesa. Quando era criança o sexo era tabu e as raparigas tinham de casar virgens, e sonhar eternamente por um príncipe que não existe. Actualmente, são os nossos pais e avós os primeiros a afirmar: “Não te cases. Vive junta primeiro para ver se dá.”
Há meia dúzia de anos, o sexo deixou de ser tabu entre muitos e começou a falar-se de homossexualidade. Agora que a homossexualidade apresenta estigmas menos definidos questionamo-nos “e a adopção?” Crianças que vivam com gays serão crianças estigmatizadas? Talvez, mas como diz a evolução, a sociedade vai adaptar-se e, daqui a uns anos, tudo será perfeitamente normal.

Patrícia Fonseca

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Métodos Contraceptivos Reversíveis

Olá a todos.

Após algum tempo, que espero ter ajudado para reflectirem um pouco, regressamos para continuar a falar de contracepção.


Vimos na última publicação da Unidade de Educação Sexual que existem métodos contraceptivos irreversíveis e reversíveis. Dentro dos métodos reversíveis encontram-se os métodos naturais e os métodos não naturais.


Os métodos naturais baseiam-se no conhecimento do período fértil da mulher (período durante o qual pode ocorrer fecundação) e na abstenção de relações sexuais durante esse período. São menos eficazes que os métodos não naturais.



Os métodos não naturais impedem a fecundação através da utilização de dispositivos adequados, enquanto os outros se baseiam no uso de substâncias.



Na próxima mensagem falaremos dos diferentes métodos naturais e não naturais existentes.

Até lá, podem contactar a U.E.S.

Patrícia Fonseca

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Métodos Reversíveis e Irreversíveis

Olá a todos.

Continuando a mensagem que publicamos há dois dias atrás, vamos falar de Métodos Contraceptivos. Para os distinguirmos é mais fácil agrupar.


Deste modo, existem dois grandes grupos de Contracepção, os métodos reversíveis e os irreversíveis.


Métodos Contraceptivos Reversíveis - são métodos queao deixarem de ser utilizados permitem uma gravidez.


Métodos Contraceptivos Irreversíveis - destinam-se essencialmente a casais que não desejem ter mais filhos, uma vez que são praticamente irreversíveis. A sua eficácia é praticamente total. Exige uma intervenção cirúrgica que pode envolver uma anestesia geral ou local.

Como Métodos Irreversíveis existem duas opções, a Laqueação das Trompas (esterilização feminina) e a Vasectomia (esterilização masculina). Na primeira, a operação cirúrgica é realizada nas mulheres com um pequeno corte nas trompas de falópio para impedir o encontro entre os espermatozóides e o oócito II.

Na segunda, a operação é realizada nos homens com um pequeno corte nos canais deferentes para evitar que o esperma expelido contenha espermatozóides.

Para qualquer esclarecimento, procura a U.E.S.

Patrícia Fonseca


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Métodos Contraceptivos


Olá a todos.



Sabes o que são métodos contraceptivos? Sabes para que servem? Quantos métodos tens ao teu dispor? Como funcionam?



Nos próximos dias a U.E.S. irá responder a estas e outras questões sobre contracepção.



O que é a contracepção?


A contracepção ou controlo de natalidade é o regime de uma ou mais acções, dispositivos ou medicamentos de modo a prevenir uma gravidez.



Quem deve usar métodos contraceptivos?


Qualquer pessoa que tenha iniciado a sua vida sexual e que não deseje engravidar no momento.

Patrícia Fonseca



Todas as pessoas usam o mesmo método contraceptivo?


Existem vários métodos contraceptivos. A escolha de qual usar deve ser auxiliada por um médico. Cada um deve usar o método que mais se adequa à sua idade, frequência de actividade sexual, caracteristicas biológicas....


Doenças sexualmente transmissíveis



Olá a todos.


Namorar é bom e faz bem ao espírito e à pele. Contudo, tenham cuidado quando se trata da decisão de usar ou não o preservativo. Apesar de acharmos que "esta é a pessoa que quero para mim", este pensamento é presente, e ao longo da vida poderão ter mais parceiros. Por isso...protejam-se.


Aqui ficam algumas doenças que podem apanhar caso não usem o preservativo.


Vírus do Papiloma Humano. É um dos mais comuns e, no entanto, dos piores conhecidos. Não tem cura e pensa-se que está implicado no desenvolvimento do cancro do cólo do útero. Este cancro só acontece a moças que já inicaram as suas relações sexuais, é a troca de parceiros que provoca esta doença. Já existe a vacina de prevenção.



Herpes Genital. É mais frequente nas mulheres e produz úlceras na vulva e na entrada da vagina. Ainda assim, pode estar activo e não apresentar qualquer lesão visível.



Gonorreia. Os sintomas podem confundir-se com uma cistite (infecção da bexiga urinária). É uma das causas mais frequentes de doença inflamatória pélvica.



Tricomoníase. Esta inflamação é mais frequente nas mulheres jovens, sendo responsável por cerca de 10 a 15 % dos corrimentos genitais infecciosos, causada por um parasita. Trata-se por via oral.



Sífilis. Os sintomas podem passar inadvertidos ou confundirem-se com erosões menores. É bastante doloroso e infeccioso. O tratamento é à base de antibióticos.



Para mais informações contacta a Unidade de Educação Sexual.



Patrícia Fonseca




terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Bem-vindos




Olá a todos!

A Unidade de Educação Sexual (UES) da Escola Profissional da Nazaré (EPN) dá-vos as boas-vindas ao seu blog.

Neste espaço procuramos ajudar-te a aumentar conhecimentos, clarificar e solidificar os teus valores e atitudes positivas, bem como, aumentar as tuas competências acerca da sexualidade.

No lado oculto das mensagens que vais ter oportunidade de ler terás um profissional com quem podes falar e tirar dúvidas.

Esperamos contar com a tua presença assidua neste espaço que será enriquecido com a tua participação, numa aprendizagem mútua.

"Quando o aluno está pronto para a lição, surge o mestre". (Provérbio)